Quem somos

Este website é um produto do Projeto Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis realizado pela Sociedade União dos Mineiros (SUM), de janeiro a abril de 2021 com apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia-IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O projeto concorreu ao Chamamento Público 001, Processo Administrativo nº062.2000.2020.0002394-10 e está sendo executado de acordo com o Termo de Fomento 017/2020 firmado entre a Sociedade União dos Mineiros e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia-IPAC. Com a proposição de 17 ações, o projeto tem como objetivo fortalecer a festa enquanto momento de maior expressão das manifestações culturais de Lençóis, transmitidas de geração em geração.

As ações propostas foram organizadas em torno de três eixos temáticos: difusão da festa como bem cultural; qualificação dos detentores e apoio material aos grupos culturais associados à Festa. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura @secultba e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia-IPAC @ipac.ba (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Com recursos da ordem de R$251 mil, o projeto beneficiará cerca 154 pessoas diretamente envolvidas. Serão apoiados os ternos de reis Reisado da Viola e Terno de Reis do Zabumba, a Marujada Barcas em Rios de Lençóis, Grupo das Baianas, Grupo de Capoeira Corda Bamba, o Jarê, além da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, do Memorial do Garimpeiro, e do Santuário de Senhor dos Passos.

O conteúdo deste website foi escrito pela jornalista Maiza Andrade tendo como fontes:

ARAÚJO, D. A.; NEVES, E. F.; SENNA, R. S. Bambúrrios e quimeras (Olhares sobre Lençóis: narrativa de garimpos e interpretações da cultura). Feira de Santana: UEFS, 2002.

DIAMANTE Bruto. Direção: Orlando Senna. Fotografia: João Carlos Horta. Brasil: Pilar Filmes Ltda./ Embrafilme – Empresa Brasileira de Filmes S.A., 1977. 1 filme (100 minutos), son., color, 35 mm.

DIOCESE DE IRECÊ. Decreto de Ereção do Santuário Senhor dos Passos na cidade de Lençóis-BA. Irecê, 2009.

FESTA de Senhor dos Passos. O Sertão, Lençóis, p. 1, 8 fev. 1942a.

FESTA de Senhor dos Passos. Novena dos negociantes. O Sertão, Lençóis, p. 1, 15 fev. 1942b.

FESTA do Senhor Bom Jesus dos Passos do ano de 1946. O Sertão, Lençóis, p. 1, 1 jan. 1946.

FESTA do Senhor dos Passos em Lençóis. O Sertão, Lençóis, p. 4, 9 fev. 1947.

FESTA do Sr. dos Passos mantém as tradições. Lampião – Jornal da Chapada Turístico e Ecológico. Lençóis, ano 1, n. 2, p. 2, fev. 1989.

FESTEJOS do Glorioso Senhor dos Passos. O Sertão, Lençóis, p. 2, 24 dez. 1943.

FUNCH, R. R.; FUNCH, L. 100 flores nativas no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Feira de Santana: Print Mídia, 2014.

FUNCH, L. S. et ali. Plantas Úteis da Chapada Diamantina. Feira de Santana: Print Mídia, 2014. São Carlos: Editora Rima, 2004.

GANEM, N. Lençóis de outras eras. Brasília: Thesaurus, 2001. 2 v.

GONÇALVES, M. S. P. C. Garimpo, devoção e festa em Lençóis, BA. São Paulo: Escola de Folclore, 1984.

JARDIM de Plástico. Roteiro, direção e produção: Delmar Alves de Araújo. Brasil: Montanha Filmes, 2008. Produzido na terceira edição do projeto Revelando os Brasis: Ministério da Cultura, Instituto Marlin Azul.

MANGILI, L. P. Anseios, dissonâncias, enfrentamentos: o lugar e a trajetória da preservação em Lençóis (Bahia). 2015. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-09092015-140454/>. Acesso em: 2015-11-27.

MORAES, Walfrido – Jagunços e Heróis – A civilização do Diamante nas Lavras da Bahia. 3ª Edição. Câmara dos Deputados. Brasília, 1984.

NOVENAS da Festa do Senhor dos Passos no ano de 1949. O Sertão, Lençóis, p. 6, 9 jan. 1949.

PEREIRA, Gonçalo de Athayde. Memória Histórica e Descriptiva do Município de Lençóes (Lavras Diamantinas). OFFICINAS DA EMPREZA ´A BAHIA´. Bahia, 1910.

SENNA, O. Olhos e ouvidos bem abertos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ano 87, n. 112, 29 jul. 1977, Caderno B, p. 1. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_09&PagFis=164994>.

SENNA, R. S. Lençóis: um estudo diagnóstico. Feira de Santana: UEFS/Prefeitura de Lençóis, 1996.

SENNA, R. S. Jarê – uma face do candomblé. Manifestação religiosa na Chapada Diamantina. Feira de Santana: UEFS, 1998.

SENNA, Orlando – Os Lençóis e os sonhos. Romance. Ed. Record, Rio de Janeiro – São Paulo, 2009.

SOCIEDADE UNIÃO DOS MINEIROS – SUM (Bahia). Carta de Intenções do Garimpeiro de Serra. Lençóis, 1998.

SOCIEDADE UNIÃO DOS MINEIROS – SUM (Bahia). Texto complementar ao pedido de registro da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros direcionado a JUREMA DE SOUSA MACHADOPresidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2015.

 

TOLEDO, C. A. A mobilidade do trabalho nas Lavras Baianas. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

TOLEDO, C. A. A região das Lavras Baianas. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SOCIEDADE UNIÃO DOS MINEIROS – 2020-2022

Diretoria Executiva

Presidente: Henrique Antônio Ferreira Lima
Vice- Presidente: Ivaldete  S. de Oliviera Roldão
Primeira Secretária: Ivonete Eunízia dos Santos
Segundo Secretário: Clóvis Pereira Macedo
Primeira Tesoureira: Sirley Alves Roldão
Segundo Tesoureiro: Silvano Rocha de Oliveira
Procurador: Elicivaldo Alves Roldão
Oradora: Onete Rocha Dias
Fiscal Geral: Lourivaldo Lopes Fernandes
Zeladora: Doralice Araújo Magalhães

Conselho Fiscal

Titulares: Agnela Ramos de Souza – Simone Reis de Jesus – Florice Araújo Gomes.
Suplentes: Maria Glaucia Silva Moraes – Maria Selma Costa Alves.

Equipe do Projeto

Coordenação Geral e de Conteúdo: Maiza Andrade

Coordenação de Comunicação e Qualificação: Renata Reis

Coordenação de Compras e Produção: Janaína Nogueira

Consultoria Financeira: Henrique Antônio Ferreira Lima

Assistentes: Sirley Alves Roldão, Luciene Pereira Cruz, Florice Araújo Gomes, Caiel de Jesus Pessoa, Iala de Oliveira Roldão

CONHEÇA O PROJETO

FESTA DE NOSSO SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS

Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis.

Entre em contato conosco através do formulário abaixo!

Realização

Apoio financeiro