Galeria
Fotografia – A Festa mostra a riqueza cultural de Lençóis. Apresentamos aqui, uma amostra do olhar dos fotógrafos Clovis Macedo, Tiãozinho, Açony Jr, Renata Reis, e Zé Henrique Freire
Documentários – O projeto Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis possibilitou a produção de um vasto material audiovisual sobre a Festa, a cultura popular de Lençóis e a memória garimpeira.
GARIMPEIROS DAS ESTRELAS: Em vida, estavam em busca dos diamantes escondidos nas serras de Lençóis. Hoje, garimpam as estrelas do céu:
Fotos: Acervo SUM
Tuta – foi membro da comissão de sindicância da SUM e ocupou o cargo com muita honradez, sempre zeloso dos estatutos da sociedade. Era muito exigente e por isso os seus pareceres eram muito respeitados.
Zezinho Poeta – como diz o nome pelo qual ficou conhecido em Lençóis, era um poeta nato e tinha na SUM o seu palco predileto, sempre declamando os seus versos. Era um homem muito simples, mas muito cortês. Na SUM, sua principal ocupação era a preparação das bandeirinhas, cabendo a ele o corte preciso do papel de seda.
Cori – foi um sócio assíduo nas reuniões e nas contribuições à SUM, nunca se valendo da condição de sócio para requerer qualquer benefício. Se dedicou muito ao corte das varetas das bandeirinhas e fazia isso usando o traje típico do garimpeiro – a calça de algodão cru.
Cícero – nasceu no dia 02 de fevereiro de 1927, no dia em que se comemora Senhor dos Passos, em Lençóis, e no ano em que nascia a SUM. Essas duas coincidências fizeram dele um devoto ardoroso de Senhor dos Passos e um sócio muito dedicado. Sua principal ocupação na SUM era como zelador da Igreja de Senhor dos Passos.
Açony Jr.
Clovis Macedo
Tiãozinho
Hury ahmadi
Renata Reis
ZÉ HENRIQUE FREIRE