FESTA
“São diamantes lapidados os corações devotados dos mineiros de Lençóis”
A devoção a Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos é a expressão maior da espiritualidade católica da comunidade de Lençóis. Surgiu com a chegada da imagem sacra em 1852 quando o garimpo de diamantes já havia atraído milhares de aventureiros e desbravadores das serras e dos rios cinco anos após 1845, quando tudo começou. O Arraial dos Lençóes já contava com homens e mulheres de fé, principalmente oriundos do Estado de Minas Gerais, de onde trouxeram a devoção a Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. Apesar do afã pela riqueza, eles se preocuparam em dotar o arraial de uma referência espiritual e para isso fizeram vir de Portugal a imagem em tamanho natural.
A chegada da imagem foi muito celebrada. Ao ser desembarcada no Rio Santo Antônio, a cerca de 18 km do arraial, a imagem foi conduzida no andor por garimpeiros (também chamados de mineiros) naquela que seria a primeira procissão de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos nas Lavras Diamantinas. Era o dia 2 de fevereiro, e, apesar de estar um pouco distante da Semana Santa, quando a liturgia da Igreja lembra os passos de Jesus Cristo rumo ao calvário conduzindo a cruz com a qual viria a ser crucificado, Bom Jesus dos Passos foi aclamado em Lençóis com festa e muita alegria como ´o padroeiro dos garimpeiros´.
Aqueles homens simples, aventureiros e destemidos que, com a força do seu trabalho estavam construindo uma nova civilização no sertão da Bahia, viram em Bom Jesus dos Passos o seu guia e protetor e passaram a lhe dedicar as mais altas homenagens a cada dia 2 de fevereiro com missa campal e procissão.
Assim nasceu a devoção a Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, o patrono dos garimpeiros de Lençóis. A sua festa conta com um novenário que envolve diversos segmentos da comunidade que a cada noite celebra os seus propósitos de vida seja como criança, jovem, casais, funcionários públicos, comerciantes, artistas, e, sobretudo como garimpeiros. Apesar de não serem mais atuantes devido à proibição do garimpo em toda a região das Lavras Diamantinas (desde 1996), os garimpeiros e seus descendentes têm na Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos não somente a celebração da sua fé cristã, mas também o momento de afirmação da sua história e da sua cultura remanescentes do garimpo de diamantes.
Desde 1927, quando foi fundada para dar assistência aos garimpeiros, a Sociedade União dos Mineiros dedica todos os seus esforços para garantir a realização da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis com o mesmo fervor que os garimpeiros ancestrais devotaram ao seu patrono.