Marujada

Lençóis e sua festa

A marujada é uma representação de episódios náuticos narrada com música e dança, que ocorre em várias parte do País e com diferentes nomes.  Em Lençóis, a tradição da marujada vem do início do século XX trazida de Barra (Rio São Francisco) por João Garrista, segundo consta no livro Garimpo, Devoção e Festa de Maria Salete Gonçalves. De 1914 até 1984, a marujada foi comandada em Lençóis pelo mestre Ceciliano Duarte Santos.

Ao longo desse período, não foram poucas as dificuldades para manter a marujada de Lençóis ativa, principalmente durante a Festa de Senhor dos Passos, quando os grupos da cultura popular se fazem presentes. Após a morte do mestre Ceciliano, em 1984, o seu sucessor foi João Palito, que inovou com a participação de mulheres no grupo. Após a morte de João Palito, o lugar de mestre foi assumido pelo filho de Ceciliano, João da Gia, até 2001.

Depois de ficar sob os cuidados de Manoel Messias Alcântara –Mano, a marujada foi descontinuada até que Elicivaldo Roldão – Liço a assumiu, de 2007 a 2010. Liço fazia parte do grupo de João Palito na posição de caixa.  Depois de cinco anos sem atividades, a marujada foi retomada graças ao apoio da Sociedade União dos Mineiros, da qual Liço passou a fazer parte em 2014.

Entre em contato conosco através do formulário abaixo!

Realização

Apoio financeiro