Lençóis

A paralisação dos garimpos causou um grande impacto na economia de Lençóis

Lençóis é uma cidade do Estado da Bahia situada no território das Lavras Diamantinas, na região da Chapada Diamantina. Surgiu da exploração de diamantes iniciada em meados do século XIX e atravessou o século XX passando por um longo período de decadência econômica que lhe possibilitou a conservação do seu patrimônio arquitetônico.

Em 1973 obteve o título de Monumento Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após uma grande mobilização da comunidade para a proteção do seu casario colonial. Nos anos de 1980 despontou como destino de turismo de natureza com a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina e atualmente tem a maior infraestrutura de turismo da região.

FOTO: ZÉ HENRIQUE FREIRE

Foto: Zé Henrique Freire

A atividade garimpeira – base da história e da civilização lavrista – teve o seu ciclo finalizado a partir da edição do decreto do governo estadual 2.876/89, que proibiu todas o uso de dragas no leito do Rio Paraguaçu e seus afluentes. Em 1998, uma ação conjunta de órgãos ambientais estaduais e federais e da Polícia Federal paralisou também o garimpo manual, sob a alegação de estarem em desacordo com as novas normas ambientais.

A paralisação dos garimpos causou um grande impacto na economia de Lençóis, principalmente na vida de centenas de garimpeiros manuais que tinham uma profunda relação com a serra. Desde então, as novas gerações passaram a viver em torno da economia do turismo, que também atraiu novos moradores em busca de trabalho e investimento.

Garimpeiros no leito do Rio Lençóis.
Foto: reprodução de cartão postal do Acervo de Mestre Osvaldo

Entre em contato conosco através do formulário abaixo!

Realização

Apoio financeiro